História Infantil escrita à menino de 7 anos...
Era uma vez uns môços. Esses môços eram desportistas, desportistas grandes e grandes desportistas, mas tinham a perfeita noção que outros desportistas eram muito maiores que eles, quer como desportistas gandes quer como grandes desportistas. Mas isso não assustou os môços.
E o que é certo é que os môços juntaram-se e foram jogar para a Europa, e ganharam jogos e fizeram grandes exibições. "Com jeitinho, ainda vão ao Europeu!" disse um senhôr que os viu passar. Os môços, esses, não se deixaram levar e continuaram na sua boa onda: a jogar e a tirar gôzo daquilo que faziam. E eis que... OH MEU DEUS!!! ELES VÃO AO EUROPEU!!!!!!!
Uns meses depois, passando por vários torneios e jogos para ganhar ritmo, os môços estreiam-se no dito Europeu. Nervosos, com medo de falhar e uma clara falta de experiência leva-os a serem derrotados no primeiro jogo contra os Campeões do Mundo. Depois, vêm os Quadradinhos dos Balcãs, equipa com largas tradições na modalidade, em que os môços decidiram-se a mostrar que eles também sabem fazer umas coisas. No entanto, continuaram a ser muito "passarinhos" e levaram que contar.
Estava tudo feito. Faltava um jogo e só um milagre os salvaria: tinham de ganhar o último jogo para ter uma mínima réstia de esperança de não ir para casa e esperar que os Quadradinhos dos Balcãs ganhassem o seu jogo. Se chegassem aos 16 pontos de avanço, então era garantido que ficariam mais tempo pela Europa a mostrar o seu perfume. Só que os Eslavos Loiros eram uma equipa muitíssimo complicada, que havia ganho inclusivé aos Quadradinhos dos Blacãs. Os môços tiveram uma atitude de gente: vamos jogar e divertir. Aquilo que deviam ter feito desde o início. E ganharam!!! 77-67! Não foi por 16, mas nem que fosse por 1 era um resultado fantástico para a equipa de gente mais "piquinina" do Europeu. Sentaram-se então todos na Bancada a ver o Campeões vs Quadradinhos dos Balcãs! O tempo passa e os Campeões vão vencendo por 84-82... Faltam 10 segundos... 7... 6... 5... bola para as mãos do Tomas... 4... lançamento triplo... 3... «TLOFT!», 84-85!!
É a loucura!!! Os Quadradinhos permitem assim que os Môços continuem em Espanha no EuroBasket 2007!!! Os Moços conseguem o impensável, num dia em que os jornais falavam deles como "os bôbos da côrte", "joguetes do Eurobasket" e "um adversário macio para passeio dos Eslavos Loiros"!!! Os Môços são a prova provada que a humildade faz milagres!
E continuam a viver felizes, a saltar às tabelas... pelo menos até 3ª feira!
PS: duas semanas em grande. Nélson Évora excelente no triplo-salto e Vanessa Fernandes imbatível no triátlo. Entretanto, o pessoal do Rugby vai começar no domingo a aventura no Mundial, contra a Escócia! Esses já ganharam o Mundial deles, que é lá estar. O resto é simplesmente disfrutar.
PS: duas semanas em grande. Nélson Évora excelente no triplo-salto e Vanessa Fernandes imbatível no triátlo. Entretanto, o pessoal do Rugby vai começar no domingo a aventura no Mundial, contra a Escócia! Esses já ganharam o Mundial deles, que é lá estar. O resto é simplesmente disfrutar.
4 comentários:
Só uma coisa me dá pena, é que só temos motivo de orgulho nacional em termos de desporto. Fora isso, sobra-nos as duas mumias raquiticas: O Saramago que o maior sonho da vida dele era ser espanhol e o Manuel de Oliveira cujas estopadas são sobejamente admiradas mas cuja qualidade eu ainda não entendi.
Opa... eu não gosto de espanhois... alias... era mete-los todos num saco e atira-los ao rio..
Mas numa coisa o Saramago tem razão... Politicamente e principalmente em Politicas sociais nós estamos léguas atrás deles... Eles tem os bens essenciais MUITO mais baratos, ganham muito mais, tem um nivel de vida maior, tem muitas mais vantagens sociais, tem mais vantagens a nivel de medicina, tem mais vantagens e condições a nivel de ensino, and so on... E estamos a falar, apesar disso, de um dos países medianos da Europa... pois se vamos comparar com outros países mais a norte....
Só um pequeno exemplo... Uma mãe que tenha um segundo filho em Espanha recebe do governo espanhol cerca de 25000 euros.....
agora só falta os lobos não levarem mais de 70 contra os all-blacks !
mais um excelente feito !
Os lobos dizem que menos de 100 é como se ganhassem o jogo!
Enviar um comentário