5 de setembro de 2007

Professores...

Há coisas que me fodem! Sim, também mas neste caso estou a falar de outras coisas.
Quando me vi com um canudo na mão fiz-me à vida. Curriculos para aqui e para ali, cartas e mais cartas, a maioria delas sem qualquer resposta. Fui a entrevistas, batalhei por um lugar até que uns meses depois, sem cunhas, nem conhecimentos, finalmente arranjei uma colocação. Como estagiária e vá lá que consegui que me pagassem mais do que o ordenado minimo, coisa que é raro nesta posição. Ao longo dos anos batalhei por ficar a efectivo, depois para subir de posição e hoje em dia ainda batalho.
Depois há os professores, tiram um curso que, pelo menos os que conheço o plano curricular, é uma fantochada. Com o canudo na mão viram-se para o Ministério da Educação e querem trabalho. Ninguem lhes disse para serem professores mas agora são e exigem trabalho. Ah e tal não tem colocação porque perdem em relação a professores com mais experiência. Ora que chatice, eu quando concorria a trabalhos também perdia para quem tinha experiência. Ah que é a grande vocação das vidas deles. Talvez sim mas muitos tiraram o curso mais fácil e que pensavam na altura dar direito a tacho garantido. Além disso eram funcionários públicos com melhores condições de acesso à saude, à reforma e afins.
As regras do jogo mudaram e foderam-se!!
Só tem razão num ponto, que é se o país não tem capacidade para absorver tanto professor talvez alguns cursos devessem fechar, no entanto isso não os iliba de terem cometido um erro na escolha do curso. Qualquer marmelo com 2 dedos de testa sabe distinguir que há profissões com maior saída, menor saída ou nenhuma saída. Depois há o ensino privado mas acredito que isso não lhes interesse. Não há progressões automáticas de carreira nem todas as benesses de quem trabalha para o estado.
Por isso a todos os professores que por aí se andam chorando e gritando ''Aqui d'el rei que não temos colocação'' vos digo: Bem vindos ao mundo real!

7 comentários:

Strik3r disse...

Andaste a ler o DESTAK...

Vá, confessa...

Angel disse...

Olha que não. Antigamente tinhamos sempre aqui o Destak e o Metro mas agora nem isso que o patrão acha que assim perdemos muito tempo no bar. Mas pk hoje tb falam nisso?

Strik3r disse...

Tal e qual, sem tirar nem pôr, no Editorial!

Angel disse...

Não me admira, acredito que há mais pessoal que pensa que esta palhaçada dos professores já mete nojo!

tavguinu disse...

e no dia em que disserem aos funcionários públicos que podem ir para o privado trabalhar... era só a

PUTA DA LOUCURA !

Smg disse...

eu sou professora... e nao posso estar constantemente a fazer manisfestações pra ver se me cai um emprego do ceu... nao! tive que me fazer à vida e la consegui qualquer coisita de jeito. Não é muito mas ja ajuda! É bom para um começo na profissão que sempre quis. Não fui para o curso mais facil mas tambem nao é assim como se diz por aí. Cada curso tem as suas dificuldades!Apesar de ser dificil ser colocada, existem variadas saídas. Estou a falar do meu caso, que sou professora de educação física, não tenho nas escolas, como gostaria, mas tenho noutros lugares como por exemplo nos ginasios, piscinas, escolas de futebol,etc.... É preciso procurar, ter vontade para ir atrás daquilo que queremos, fazer formações, actualizar constantemente. É o que procuro fazer sempre... desanima é verdade, mas nunca desisto! Ja estive bem pior!

Smg disse...

ah é verdade... temos o ensino privado...eu bem tento mas as cunhas falam muito mais alto.... e eles nunca respondem aos curriculos que envio...