24 de julho de 2007

E SE TODOS SE PREOCUPASSEM???



- Em 1984, BOB GUELDOF, jornalista musical que entretanto forma a banda punk "The Boomtown Rats", inspirado por uma reportagem sobre a fome na Etiópia, empenhou-se até aos últimos tostões por uma causa: LUTAR CONTRA A FOME NO MUNDO. Assim surgiu o primeiro de todos os concertos de solidariedade à escala mundial. O LIVE AID foi assistido por 1,5 BILIÕES de pessoas e estiveram presentes 100 artistas em todo o mundo. Foram angariados 150 Milhões de libras num único dia.



- Em 1976, BETTTY WILLIAMS, recepcionista e mãe de duas crianças, assiste à morte de três crianças católicas vítimas de atropelamento por um carro desgovernado cujo condutor, um homem pertencente ao IRA, havia sido baleado mortalmente pela polícia momentos antes de as atingir. Dois dias depois do sucedido, Betty recolheu 6.000 assinaturas com vista a uma petição pela paz na Irlanda do Norte. Depois, organizou uma marcha pela Paz no Ulster com chegada na campa das três crianças. Juntaram-se a ela 10.000 PESSOAS, católicas e protestantes. No entanto, elementos do IRA agrediram e obrigaram a dispersar a marcha, acusando os seus participantes de “conlúio com os Britânicos”. Exactamente uma semana depois, Betty volta a organizar nova marcha e novamente dirigiu-se ao cemitério, com os mesmos objectivos. A marcha teve 30.000 PARTICIPANTES, católicos e protestantes. Betty Williams recebeu o PRÉMIO NOBEL DA PAZ em 1977.



- Em 1961, durante o Regime do Estado Novo, dois estudantes de Coimbra brindam à Liberdade. São detidos pela PIDE, levados a tribunal e condenados a 7 anos de prisão. PETER BENENSON, um advogado londrino, ficou chocado com a notícia e escreveu a David Astor, editor do "The Observer". A 28 de Maio de 1961, o artigo "The Forgotten Prisoners" é publicado, pedindo aos leitores que enviassem cartas de apoio aos estudantes e repúdio pela sua detenção. A adesão foi tal, em todo o MUNDO, que foi criada uma comissão no Luxemburgo, com vista a coordenar a campanha. Assim surgiu a AMNISTIA INTERNACIONAL!



- Nos anos 20, um miúdo sonha com o dia em que todos serão tratados em igualdade no seu país. Após muitos anos de luta por direitos iguais para o seu povo, é apanhado a 5 de Agosto de 1962 e condenado por "Traição Política". Pena: PRISÃO PERPÉTUA! A sua luta manteve-se fora das grades e a 2 de Fevereiro de 1990, o seu partido político (ANC) deixa de estar banido segundo ordens do Presidente Frederic de Klerk. A 11 de Fevereiro de 1990, NELSON MANDELA é finalmente um homem livre e igual aos outros sul-africanos, após 27 anos de prisão. Foi eleito Presidente Sul-Africano nas primeiras eleições inteiramente livres, nas quais votaram perto de 19 Milhões de pessoas. Recebeu o PRÉMIO NOBEL DA PAZ em 1993. E o Apartheid desapareceu, como regime político, para sempre.




Pronto, estou lamechas hoje...

3 comentários:

Angel disse...

Oh Tasquinhas, tu estás bem?? Vá, encosta aqui a tua cabecita no meu ombro e chora, e conta logo as tuas magoas todas para mim, quem chora no meu ombro eu juro que não vai embora.....err, sorry, embalei na onda!!

No entanto, que se passa, queres ser um activista pela paz?? Isso é tudo pela detecção do pasteleiro Bruno?? DESABAFA CARALHO!

Strik3r disse...

FDS!!! Foi esse o gajo???? Caraças!! A Liliana deve estar de rastos... e o Saraivix a caminho de Aveiro para a consolar... =D

Angel disse...

Deixa ver....não! Continua com os dois users ligados, a não ser que a pressa tenha sido tanta que se esqueceu de desligar o pc.


Não sei se ele ainda andava montado no canhão!