15 de abril de 2008

AUTO DA BARCA DO PENTAGAMIA - PARTE IV


PARTE IV – O ANÃO

Diabo:
À barca,
à barca, houlá!
Que temos gentil maré
Ora venha o caro à ré!

Iksvodaled:
Vá de retro Satanás!
Que eu quero distância assaz
De diabos encarniçados
E rapazinhos desbaptizados.

Diabo:
Hã? O quê? Que dizes?
Cruzes credo, coisa mais minorca!
A falar, não se ouve o que ele diz
Parece o triste chiar de uma porca
Enquanto é atarrachada
Ao parafuso de uma portada!

Iksvodaled:
Gozai! Gozai à vontade,
Aproveitai-vos deste aleijado
Se não tivesse um joelho pela metade
Punha-vos já essa penca de lado!

Diabo:
O quê? Como??? Hein???
Não consigo ouvir o que ele diz
Mas não haverá aí alguém,
Que ajude este pequeno petiz?

Strik3r:
Iks, bom amigo
Das bocas atiradas a preceito
Vejo que a caixa de fósforos como abrigo
Não cumpriu o desejado efeito!

Iksvodaled:
Um iluminado da tanga
Teve o estúpido do pensamento
De meter a caixa nas calças de ganga
E como é óbvio, devido a esquecimento
Pôs as calças para lavar na máquina
Eu aguento bem a respiração
Mas não há gajo nem menina
Que resista a uma centrifugação!

Diabo:
HAHAHA! Que risota pegada!
Não tendes vergonha de vida tão mal-fadada?
Pingente incardido
Com joelho rachado ao meio
Vestido de amarelo fica parecido
Com uma espiga de centeio!

S.Pedro:
Meu filho, não fiques triste
Deus acolhe todos os que sofrem
E apesar de desbocado, nada fizeste
Para não merecer passar as portas do Além.

Iksvodaled:
S.Pedro, tenha muita paciência
Mas só eu sei o que passei
Pois sempre que dava os azeites a vossa excelência
Muitas poças eu nadei

S.Pedro:
Oh meu pequenito, não foram azeites
Sem água, a vida na Terra não existia
Só espero que por causa da chuva não deites
A tua santidade pela pia

Diabo:
Sacana do velho barbudo
Deve ter ouvidos de tísico
Como é que ele consegue ouvir tudo
O que diz aquele anão raquítico?

Gaja:
Oh pequenito, que dizes então
A juntares-te à barca da Tasca?
Dormir para sempre ao sabôr da ondulação
E todas as noites festa com bebida rasca?

Diabo:
Não ligues ao que a burra loira
Diz por aquela matraca charrôca
Na minha barca tenho uma moira
Que te propiciará uma viagem louca

Iksvodaled:
Sou lagartão Sportinguista
Verde dos cabelos aos pés
Antes ouvir cantar o ex-presidente do Boavista
A ter de enfrentar tormentosas marés,
Num barco com diabos e diabretes
Que mais parecem nabos e rabanetes
Vou por isso beber para barca do Penta
Uma bela SAGRES com um metro e setenta!!

Diabo:
PELO AMÔR DE DEUS!
Oh! Oh! Estes quatro até me fazem apelar aos Céus!
Estarei a perder qualidades?
Conseguem fazer pior que a pior das minhas maldades!!!

Fim da Parte IV

A seguir: PARTE V – O ÁRABE

Sem comentários: