19 de maio de 2008

"OS CONTEMPORÂNEOS" DE QUEM?



A vantagem de se ter um blog ou uma conta no Youtube é que se pode fazer qualquer coisa para nos divertirmos, publicá-la e ficar todo contente por dentro sem ligar puto à opinião dos outros. Se gostam, óptimo, se não gostam que vão pastar porque o próximo é pior ainda. É bom poder usar determinados recursos para gozo próprio.

Por exemplo, das centenas de posts que escrevi nos blogs que assino, mais de metade deles não têm piada para o comum dos mortais mas eu ao relê-los choro a rir! Porque são uma "private joke", porque dizem respeito a algo pessoal ou simplesmente porque só eu os percebo. E acho que não há mal nenhum nisso.

Claro que adoraria que alguém chegasse ao pé de mim e dissesse: "Snik3r, tu até és um gajo com piada e como tal decidi que podes usar estes meios todos aqui para fazer as palhaçadas que tu quiseres, divertires-te à grande, trazer uns amigos para compôr o ramalhete e ainda receber uma massa por cima! Que dizes?" E eu dizia logo: "Oh meu amigo, mas é que é já!"

Pudera: fazer baderna e ainda receber por cima? É o sonho de qualquer pessoa! Mas isso não quer dizer que tenha graça para os outros.

E é aqui que entra "Os Contemporâneos", programa que tem como elemento principal o estica-esparguete do Bruno Nogueira e os amigos dele. Chamaram o Bruno Nogueira, deram-lhe liberdade total para usar a tv por meia hora e chamar uns amigos para completar o ramalhete. Resultado: o Bruno e os amigos divertem-se à grande! O público, esse... bom... faz um "hahaha" de compaixão sempre que o Bruno está sozinho naqueles monólogos para a câmara, pois é no Stand-Up que ele é realmente bom. No resto é como as piadas de um blog: muito giras para quem escreve, uma seca para quem lê.

No entanto, para quem não percebe o porquê de o programa se chamar "Os Contemporâneos", o Snik3r explica. Como passa na RTP1 após "As Escolhas de Marcelo", é óbvio que o Bruno Nogueira e os seus amigos são "Contemporâneos" do Marcelo Rebelo de Sousa, pois mantêm o ritmo de blá-blá-blá do senhor, conseguindo acordar o público com manobras previamente estudadas: o Marcelo com o "BOM!" que emite a cada mudança de tema, "Os Contemporâneos" com a voz irritante do Nuno Markl a dizer disparates sem piada. Ah pois é, sem piada PARA NÓS, pois para ele tem piada... esqueci-me, desculpem...



PS: Depois do Mistério do Lock Ness, do Mistério da Maddy Desaparecida, do Mistério da Carla Matadinho Actriz e do Mistério Combustível a Preços Baixos, mais um mistério sem resolução: o Mistério de Eduardo Madeira Com Direito a Tempo de Televisão. Vocês perguntam "como é possível?". Eu respondo "não sei e acho que nem ele sabe".

1 comentário:

Unknown disse...

muito interessante, muito filosófico. Mas esqueceste daquela pequena grande parte que os contemporâneos têm piada para quem já está habituado aquele tipo de piadas (tipo ñ sei, o bruno nos incorrigíveis), e tb para quem tem uma mentalidade aberta (sem ser como os burros e os cavalos que tem palas nos olhos), e pensa como eles. Na minha opinião é um programa espectacular, ainda bem que a rtp apostou neles. Obrigado RTP.