16 de dezembro de 2008

REGRESSO À REVOLUÇÃO INDUSTRIAL



A UE vai hoje votar a proposta de passar o limite máximo da jornada laboral semanal das actuais 48 para 65 horas! Ou seja, isto quer dizer que um individuo que trabalhe de 2ª a 6ª fará um horário de 13 horas por dia! Qualquer coisa como entrar às 9:00 e sair às 24:00 (isto se tiver direito a uma hora de almoço e outra de jantar). É um absurdo tal esta medida que só encontro antecedentes parecidos com isto no... na... em... no... naquela... na... no... olhem, nem encontro, pois todas as medidas desde a Revolução Industrial passam por reduzir as horas de trabalho para proporcionar uma vida melhor às pessoas e num instante dá-se um chuto no cú em 200 anos de evolução e voltamos quase a andar de 4 patas novamente.

A conversa de dois amigos que anteriormente era assim...

- Então pá? Tudo bem?
- Tudo! E contigo?
- Também, pá! Então, que tens feito?!
- O usual do costume. Trabalho, trabalho... Sabes como é. E tu?
- Oh, a mesma coisa. Só trabalho. E então, a família?
- Opá, tá fixe! A mulher está porreira, a minha filha vai para a escola este ano e o miudo já anda na natação!
- Porreiro! Olha, o meu entrou para as escolinhas do Sporting este ano!
- F*da-se, que mau gosto! Por causa de pais como tu é que há cada vez mais rabetas no mundo!
- HE HE HE!! Vá, tenho de ir que a patroa já tem o jantar ao lume! Um abraço!
- Tchau, prazer em ver-te. Apareçam lá em casa um dia destes!
- Fica prometido!

... passa a ser assim...

- Então pá?! Tudo bem?
- Tudo! E contigo?
- Também, pá! Então, que tens feito?!
- O usual do costume. Trabalho, trabalho... Sabes como é. E tu?
- Oh, a mesma coisa. Só trabalho. E então, a família?
- Opá, acho que tá fixe! A mulher há 3 semanas estava porreira, a minha filha fiquei a saber ontem que entrou há 4 anos no infantário e em breve vai para a escola e o puto, segundo dizem, gosta de nadar!
- Porreiro! Olha, o meu penso inscrevê-lo nas escolinhas do Sporting... mas já me disseram que tem de ter no máximo 10 anos e eu não faço puto ideia a idade dele!
- Sporting? Não sei o que é isso... Cheira-me a coisa de rabeta...
- Pois... Sinceramente também não sei, vi um papel no chão no outro dia e pensei em finalmente oferecer qualquer coisa ao puto... Bom, tenho de ir que ainda me faltam 5 horas de trabalho pela frente!
- Tchau, prazer em ver-te! Apareçam lá em casa quando se reformarem!
- Fica prometido!

2 comentários:

Angel disse...

A minha avó trabalhava no regime de ''sol a sol'' e estou a ver que é o que nos reserva o futuro.

A pergunta que se impõe é: E pagam-nos por mais essas 25 horas semanais ou é como aqui onde eu trabalho?

Melody disse...

Só falta dizer se toda esta conversa foi por mail... ou por fax?