18 de dezembro de 2008

Só para "sossegar" as hostes

Parlamento rejeita jornada de 65 horas de trabalho

00h30m

CÉLIA MARQUES AZEVEDO

O Parlamento Europeu recusou dar luz verde ao aumento do número de horas de trabalho. Na União Europeia, por lei, a semana laboral tem 48 horas, em média anual, e é assim que vai manter-se, sem excepções.

Os países que utilizam a cláusula de não participação - opt out - como o Reino Unido, que permite estar mais horas consecutivas no activo, terão que a revogar no prazo de três anos, após a entrada em vigor da nova directiva.

Com a votação de ontem, em Estrasburgo, em segunda leitura - já tinha sido reprovada em 2005 - os eurodeputados pediram aos 27 da UE que revejam o acordo negociado em Junho. No caso de o Conselho não aceitar todas as alterações propostas pelo PE à posição comum, as duas instituições, que decidem em pé de igualdade nesta matéria, darão início à conciliação, a terceira fase do processo de decisão ao nível das instituições europeias.

Em Bruxelas, o ministro do emprego e da Solidariedade Social disse já esperar o resultado da Eurocâmara, da qual mais de metade dos deputados defendeu que o período inactivo do tempo de permanência seja considerado tempo de trabalho. Vieira da Silva diz que é necessário "começar a trabalhar" para encontrar o consenso entre os países a favor de uma jornada de trabalho até 48 horas (em Portugal são 40) e os países que querem manter a excepção, ou seja até 65 horas. O ministro lembra que se não houver qualquer acordo, fica em vigor a directiva, tal como está.

A lei em vigor foi revista em 1993, porque o tribunal de justiça da UE tinha determinado que, quando uma pessoa está de guarda no local de trabalho, ainda que possa descansar, esse tempo deveria contar como horas de trabalho. Isto permitia que vários profissionais, sobretudo do sector da saúde, contassem mais tempo de trabalho do que o permitido.

Em Junho, durante a votação em Conselho de Ministros do Trabalho, Portugal absteve-se. Facto lamentado pelo ex-ministro e eurodeputado do PSD, Silva Peneda, que dada a "importância" do tema, diz que "ou se é a favor dos valores fundamentais que estão na génese do projecto europeu, ou se está do lado das teses que querem desregular o mercado de trabalho". Vieira da Silva justificou que a abstenção demonstrou que "era preciso fazer mais no sentido da convergência entre as leis laborais nos países da UE".

17 de dezembro de 2008

A CRISE DO CAFÉ!

Se considera que dar 0.30 € por uma capsula de Nespresso é uma roubalheira mas agora já comprou a máquina não desespere.

Eis a solução:



Se este gajo não é tuga, pelo menos parece!!

DESABAFO

Irrita-me as cobras e os mal-formados. Aqueles que se encontram entre nós contrariados e aqueles que não tendo direito a certas regalias se congratulam com a mera possibilidade dos outros não receberem!

Irra, que se todos os Filhos da Puta voassem, não conseguiamos ver o sol!

16 de dezembro de 2008

REGRESSO À REVOLUÇÃO INDUSTRIAL



A UE vai hoje votar a proposta de passar o limite máximo da jornada laboral semanal das actuais 48 para 65 horas! Ou seja, isto quer dizer que um individuo que trabalhe de 2ª a 6ª fará um horário de 13 horas por dia! Qualquer coisa como entrar às 9:00 e sair às 24:00 (isto se tiver direito a uma hora de almoço e outra de jantar). É um absurdo tal esta medida que só encontro antecedentes parecidos com isto no... na... em... no... naquela... na... no... olhem, nem encontro, pois todas as medidas desde a Revolução Industrial passam por reduzir as horas de trabalho para proporcionar uma vida melhor às pessoas e num instante dá-se um chuto no cú em 200 anos de evolução e voltamos quase a andar de 4 patas novamente.

A conversa de dois amigos que anteriormente era assim...

- Então pá? Tudo bem?
- Tudo! E contigo?
- Também, pá! Então, que tens feito?!
- O usual do costume. Trabalho, trabalho... Sabes como é. E tu?
- Oh, a mesma coisa. Só trabalho. E então, a família?
- Opá, tá fixe! A mulher está porreira, a minha filha vai para a escola este ano e o miudo já anda na natação!
- Porreiro! Olha, o meu entrou para as escolinhas do Sporting este ano!
- F*da-se, que mau gosto! Por causa de pais como tu é que há cada vez mais rabetas no mundo!
- HE HE HE!! Vá, tenho de ir que a patroa já tem o jantar ao lume! Um abraço!
- Tchau, prazer em ver-te. Apareçam lá em casa um dia destes!
- Fica prometido!

... passa a ser assim...

- Então pá?! Tudo bem?
- Tudo! E contigo?
- Também, pá! Então, que tens feito?!
- O usual do costume. Trabalho, trabalho... Sabes como é. E tu?
- Oh, a mesma coisa. Só trabalho. E então, a família?
- Opá, acho que tá fixe! A mulher há 3 semanas estava porreira, a minha filha fiquei a saber ontem que entrou há 4 anos no infantário e em breve vai para a escola e o puto, segundo dizem, gosta de nadar!
- Porreiro! Olha, o meu penso inscrevê-lo nas escolinhas do Sporting... mas já me disseram que tem de ter no máximo 10 anos e eu não faço puto ideia a idade dele!
- Sporting? Não sei o que é isso... Cheira-me a coisa de rabeta...
- Pois... Sinceramente também não sei, vi um papel no chão no outro dia e pensei em finalmente oferecer qualquer coisa ao puto... Bom, tenho de ir que ainda me faltam 5 horas de trabalho pela frente!
- Tchau, prazer em ver-te! Apareçam lá em casa quando se reformarem!
- Fica prometido!

Á FALTA DE MELHOR, VAI COM SAPATOS!

Segundo consta, apesar da tradição islâmica dizer que atirar sapatos é o equivalente no Ocidente a cuspir na cara, o repórter disse que só não atirou cadeiras porque estas estavam presas umas às outras e ficavam por isso muito pesadas. "Com a cadeira tinha mais chances de lhe acertar", disse.

Dois pontos que temos de ter em consideração:
  • Dois sapatos, a curta distância, e nem um acerta no alvo? Assim se explica porque é que o Rambo faz o que faz nos filmes e porque é que os Muhjaidhin não lhe acertam nem um tirinho: os muçulmanos são todos zarolhos;
  • Finalmente, descobri uma qualidade no Senhor Jorge das Améracas: tem bons reflexos! No fim de contas, sempre entra naquilo que lá diz o ditado: "Tudo na natureza tem as suas qualidades, por muito mau que seja!"


PS: A gaja de serviço à cave (salvo seja) já tinha posto o video! Eu completei o ramalhete. Mas eu preferia mesmo cuspir-lhe nas trombas!

15 de dezembro de 2008

BRAVO!

Este gajo fez aquilo que todos tinhamos vontade de fazer! Bravo!!!